Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Descubra-se

Por que fiquei tão zangada com a atitude daquela pessoa? Por que me deixei atingir tanto? O que esta pessoa fez de tão desagradável a ponto de me conseguir desequilibrar? Através destas questões conseguimos racionalizar a raiva, e perceber que nós mesmos tivemos uma participação ativa na sua elaboração. Não foi o outro que produziu raiva ou ódio em mim, pois somos nós que estamos sentindo isso, logo nós mesmos o produzimos. Está em nós a sua origem e não no exterior.

A raiva é uma reação emocional que ocorre toda vez que alguém vai de encontro ao nosso bem-estar, de maneira que nos sentimos ameaçados. O que então nos deixou tão ameaçados? Que área do meu ser aquela palavra ou atitude do ofensor atingiu de maneira tão precisa? Por que aquilo significou tanto para nós?

A partir desse momento nós começamos a perceber que na verdade a sensação de inferioridade ou de ofensa não foi produzida pelo outro, ela já existia dentro de nós. Seria como se a palavra empregada fosse a chave certa para uma determinada ideia existente dentro de nós mesmos – ela já estava ali – bastava acioná-la.

Tudo na vida entra em equilibrio se lhe dedicarmos a devida atenção. Muitas vezes o seu pior inimigo....está dentro de si!

Sem comentários: